OUVIDORIA DA SAÚDE
A Ouvidoria do SUS, tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.
São instrumentos de viabilização dos princípios estabelecidos na Lei Orgânica da Saúde n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990, e na Lei n.º 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS.
A atuação da Ouvidoria do SUS atende, fundamentalmente, ao comando constitucional do art. 37, parágrafo 3º da Constituição Federal, que determina ao Poder Executivo, observadas as disposições legais, a instituir e manter serviços de atendimento a reclamações, solicitações, sugestões, elogios, denúncias e informações dos cidadãos, especialmente os usuários dos serviços públicos, e garantir espaço, mecanismos e instrumentos de participação e controle social obre sua atuação e serviços ofertados à população.
Para melhor atendê-los, a Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS), criou canais de acesso para o cidadão registrar suas manifestações.
REGISTRO DE DEMANDA
ACOMPANHAMENTO DE DEMANDA