O mutirão será realizado na Praça do Colono, das 8h às 16h. Para garantir a participação, os tutores devem cadastrar seus animais na Secretaria Municipal de Meio Ambiente até a próxima terça-feira (11), no horário das 7h às 17h.
O programa PetVida, uma iniciativa inovadora voltada para o bem-estar e a proteção dos animais no Estado do Espírito Santo, estará em Vila Pavão nos dias 13 e 14 deste mês. A ação oferecerá castração gratuita de cães e gatos, visando o controle populacional e a saúde animal no município.
O mutirão será realizado na Praça do Colono, das 8h às 16h. Para garantir a participação, os tutores devem cadastrar seus animais na Secretaria Municipal de Meio Ambiente até a próxima terça-feira (11), no horário das 7h às 17h.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Eder Zemke, serão realizadas 80 castrações no total, sendo 40 procedimentos por dia. Além disso, 70% das vagas serão prioritariamente destinadas a fêmeas, contribuindo para um maior impacto no controle da reprodução animal.
Os serviços veterinários itinerantes serão conduzidos por profissionais da MedhPet, empresa especializada em saúde animal. O atendimento terá início com uma avaliação clínica dos animais, incluindo exames laboratoriais para verificar se estão aptos ao procedimento cirúrgico. Na fase preparatória, serão realizados tricotomia, microchipagem e equipagem com roupas pós-operatórias, garantindo um processo seguro. Durante a cirurgia, serão utilizados anestesia inalatória e bisturi ultrassônico para maior precisão e segurança. Após os procedimentos, os animais serão monitorados e os tutores receberão um kit de medicamentos e orientações detalhadas sobre os cuidados pós-operatórios.
Criado pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), o programa conta com a parceria do Consórcio CIM Norte. A deputada estadual Janete de Sá, conhecida defensora da causa animal, destinou uma emenda parlamentar ao consórcio para viabilizar a iniciativa, reforçando o compromisso com o bem-estar dos animais e a saúde pública nos municípios consorciados.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelos telefones (27) 99894-8847 e (27) 99853-9104.
Observações e recomendações aos tutores dos animais que serão submetidos a castração:
1. Os animais que serão submetidos a cirurgia deverão estar em jejum de água e alimento no mínimo 8 horas.
2. Somente estarão aptos à cirurgia animais com até 30kg e com no mínimo 6 meses e no máximo 7 anos de idade. Demais restrições clínicas ficarão a critério do médico veterinário no dia e local do evento;
3. A identificação dos animais castrados será feita por meio de MICRO CHIP, fornecido pela unidade MEDHPET contendo um Nº correspondente ao animal.
4. Os tutores deverão comparecer ao local do evento no horário agendado, portando carteira de identidade e CPF;
5. Os tutores deverão aguardar o final da cirurgia no local do evento.
6. A MedhPet fornecerá a roupa pós cirúrgica e os medicamentos pós operatórios. Cada tutor será responsável pela manutenção da roupa cirúrgica de seu animal, visto que sem essa proteção os mesmos podem acessar o local da cirurgia e remover os pontos;
8. A proteção cirúrgica deverá ser utilizada desde a saída do paciente da (Unidade móvel) até a completa cicatrização do local da cirurgia (em média 14dias);
9. Na alta médica os tutores receberão uma receita com a prescrição de antibiótico, anti-inflamatório e medicamento para dor. Emitida pela Unidade móvel avançada de Saúde Animal (MEDHPET). É de fundamental importância a administração correta dos medicamentos para evitar complicações pós operatórias. No dia da cirurgia não será necessário medicar os pacientes em casa pois esses já sairão medicados, devendo a administração começar no dia posterior ao da cirurgia;
10. Após o animal sair da unidade móvel deve-se manter a cabeça dele esticada, mantê-lo em conforto térmico e sob vigilância até que se restabeleça totalmente da anestesia;
12. Evitar que o animal faça movimentos bruscos, pule e corra até a completa cicatrização dos pontos;
13. Ao ocorrer qualquer complicação procurar imediatamente a (unidade móvel) ou entrar em contato pelo telefone: (31) 99674‑8937 ou pelo Instagram @Medhpet.
Atendimento à imprensa
Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;
Telefone: (27) 99962-1857.
Vila Pavão nas redes sociais
Facebook: facebook.com/prefeituravp
Instagram: @prefeituravilapavao
Youtube: @prefeituradevilapavao6380.