Entre os dias 18 e 24 de novembro, a cidade será palco de uma imersão artístico-cultural com a chegada do projeto Cultura em Toda Parte
Entre os dias 18 e 24 de novembro, Vila Pavão será palco de uma imersão artístico-cultural com a chegada do projeto Cultura em Toda Parte, que oferecerá uma programação gratuita e diversificada em homenagem à cultura afro-brasileira.
As atividades ocorrerão em locais estratégicos, como a EMEF Professora Esther Da Costa Santos, a EEEFM Professora Ana Portela de Sá e a Praça do Colono, em parceria com escolas da rede estadual e municipal.
O Cultura em Toda Parte é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e os Institutos Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Raízes. O projeto é realizado via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.
Entre os destaques, estão a palestra "Os Saberes Quilombolas", com Josiléia dos Santos Nascimento; apresentações de capoeira pelo Grupo Senzala de Vila Pavão; e o espetáculo musical "Coração Brasileiro", em homenagem a Milton Nascimento, com Thiago Alves. Outro momento especial será o Sarau Viva Zumbi, conduzido por Suely Bispo, que encerrará o evento no dia 24.
Segundo a secretária de Cultura e Turismo de Vila Pavão, Libian Timm Paganoto, o projeto busca fortalecer a circulação de expressões artísticas, conectando comunidades às mais diversas linguagens culturais e promovendo experiências transformadoras. “Queremos aproximar a arte do público, mostrando que ela é um direito de todos e uma força para a construção da identidade cultural local”, afirma.
Por trás da realização está o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), conhecido por fomentar a cultura em locais com pouco acesso a iniciativas artísticas. Com uma abordagem inclusiva, o projeto contribui para a formação de novos públicos e o fortalecimento do patrimônio cultural.
18 de novembro
8h30: Oficina de Desenvolvimento Teatral, com Oscar Farreira (EMEF Professora Esther Da Costa Santos).
22 de novembro
8h: Palestra “Os Saberes Quilombolas”, com Josiléia dos Santos Nascimento (EMEF Professora Esther Da Costa Santos).
8h: Palestra “Histórico da Literatura de Cordel”, com Cesar Domiciano (EEEFM Professora Ana Portela de Sá).
18h: Apresentação de Capoeira – Grupo Senzala de Vila Pavão (Praça do Colono).
19h: Show musical “Coração Brasileiro” – Thiago Alves (Praça do Colono).
23 de novembro
18h30: “Poesia em Rima”, com Mask (Praça do Colono).
19h: Dança “Ayo – Alma Ancestral” (Praça do Colono).
20h: Música “Notas de Viagem”, com Julia Nali e Miguel Rabello (Praça do Colono).
24 de novembro
16h: Contação de Histórias – “Contos Afro-Brasileiros”, com Claudia Viuvanegra e Fabio Pererê (Praça do Colono).
17h: Sarau “Viva Zumbi”, com Suely Bispo (Praça do Colono).
18h: Apresentação do grupo de percussão Zacimba Gaba (Praça do Colono).
19h: Show musical com Janderson Silva (Praça do Colono).
O projeto promete enriquecer a semana com manifestações culturais que celebram a ancestralidade e a diversidade, tornando Vila Pavão um cenário vibrante de arte e história.
Atendimento à imprensa
Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;
Telefone: (27) 99962-1857.
Vila Pavão nas redes sociais
Facebook: facebook.com/prefeituravp
Instagram: @prefeituravilapavao
Youtube: @prefeituradevilapavao6380.