PAD/UFES realiza centenas de atendimentos no município para rastreamento do câncer de pele

Na passagem este ano pela cidade, foram realizados 215 atendimentos clínicos dermatológicos e 160 cirurgias para a retirada de lesões compatíveis com o câncer de pele. Também foram realizadas 819 crioterapias

21 de outubro de 2024 às 08h52.

No último fim de semana, o Programa de Atendimento Dermatológico (PAD) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) promoveu mais uma vez o mutirão de rastreamento do câncer de pele no município. Durante os dois dias de atividades, os especialistas do PAD realizaram 215 consultas dermatológicas e 160 cirurgias para a remoção de lesões compatíveis com o câncer de pele.

Além disso, foram realizadas 819 crioterapias, um procedimento que utiliza a aplicação de frio extremo com nitrogênio líquido para destruir células anormais ou pré-cancerígenas na pele.

O mutirão acontece todos os anos nas dependências da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (Igrejona), com a participação de estudantes, dermatologistas, técnicas de enfermagem e a equipe administrativa do PAD.

 

O PAD é um programa de extensão da Ufes, voltado para o diagnóstico e tratamento do câncer de pele. O objetivo do mutirão é identificar precocemente lesões pré-cancerígenas e casos de câncer de pele, aumentando as chances de cura. Anualmente, o programa atende cerca de 3 mil pessoas em 11 municípios do interior do Espírito Santo.

O prefeito Uelikson Boone (Bolinha), ressaltou a importância do programa para a cidade. "O número de procedimentos e consultas realizados nos últimos anos tem superado as expectativas, beneficiando um grande número de pacientes, inclusive aqueles com lesões mais graves, que exigiram maior tempo de cirurgia", afirmou.

O prefeito também agradeceu à comunidade luterana, à Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa), aos voluntários, à equipe de enfermagem do município e a toda a equipe do PAD. "Graças a Deus, tudo ocorreu em sintonia e perfeição", completou.

O PAD é um exemplo de parceria entre a Ufes, a Sesa, prefeituras municipais, a Associação Albergue Martim Lutero e empresas privadas. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB) e os voluntários desempenham um papel fundamental na execução do programa. A Associação Albergue Martin Lutero organiza e coordena o projeto mensalmente, em um município diferente.

A Ufes disponibiliza acadêmicos, um veículo com botijões de nitrogênio e equipamentos cirúrgicos, enquanto a Sesa fornece a equipe técnica. A Prefeitura Municipal é responsável pela logística do programa, oferecendo transporte, hospedagem, alimentação, profissionais e todo o material cirúrgico necessário.

Este ano, o programa contou com o apoio das instituições financeiras Sicoob e Banestes, que contribuíram com recursos financeiros.

 

Atendimento à imprensa
Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;
Telefone: (27) 99962-1857.

Vila Pavão nas redes sociais
Facebook:  facebook.com/prefeituravp
Instagram: @prefeituravilapavao
Youtube:    @prefeituradevilapavao6380

O que você procura?

Atendimento ao Público

Seg - Qui, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00
Sex, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00

Telefone

(27) 3753-1001 | 1196 | 1195 | 1022

Endereço

Rua Travessa Pavão, nº 80 - Centro - Vila Pavão/ES
CEP: 29843-000.

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec