Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra a herança italiana com sessão solene e entrega da Comenda Gerson Camata

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Libian Timm Paganoto, que é fundadora e coordenadora do Gruppo Folkloristico Piccolo Pavone, o mais antigo grupo de danças italianas do estado, além de responsável pelo CECIVIP – Centro de Cultura Italiana de Vila Pavão, foi uma das homenageadas da tarde

18 de outubro de 2024 às 12h44.

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) realizou, na tarde de ontem, 17 de outubro, uma sessão solene em homenagem à valiosa contribuição da imigração italiana ao estado. A cerimônia, conduzida pelo presidente da ALES, deputado Marcelo Santos, destacou o impacto profundo da herança italiana no desenvolvimento histórico, cultural e nos valores familiares capixabas.

Na ocasião, foi entregue a Comenda Gerson Camata, honraria criada pela Resolução nº 03/2024. O título presta tributo a Gerson Camata, capixaba descendente de imigrantes italianos, ex-governador do Espírito Santo, ex-senador da República e ex-deputado estadual. A comenda foi concedida a personalidades e entidades que se destacam na preservação e promoção da cultura italiana em diversas áreas, celebrando, também, os 150 anos da imigração italiana no Brasil, cujo marco tem o Espírito Santo como um de seus principais pontos de origem.

Entre os presentes no evento, estavam o embaixador da Itália no Brasil, o cônsul-geral da Itália e diversas autoridades estaduais. Representando o município de Vila Pavão, marcaram presença o vice-prefeito Vantuil Schraiber, o Tuíla, e a secretária municipal de Cultura e Turismo, Libian Timm Paganoto, acompanhada de sua equipe.

Libian Timm Paganoto, que é fundadora e coordenadora do Gruppo Folkloristico Piccolo Pavone, o mais antigo grupo de danças italianas do estado, além de responsável pelo CECIVIP – Centro de Cultura Italiana de Vila Pavão, foi uma das homenageadas da tarde. Seu trabalho na preservação e promoção da cultura italiana no município foi destacado com a entrega da Comenda Gerson Camata, reforçando a importância da cultura e da tradição italiana no Espírito Santo.

Atendimento à imprensa
Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);