Esporte e União: Jogos Escolares 2024 movimentam Vila Pavão

As competições acontecem nas modalidades de futsal feminino e masculino, nas categorias sub-11, sub-13 e sub-15.

14 de outubro de 2024 às 14h17.

Os Jogos Escolares Municipais de Vila Pavão, edição 2024, estão a todo vapor! O evento, organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as Secretarias de Esporte e Saúde, se estenderá até o dia 29 de outubro, promovendo a integração entre alunos das escolas CMEA Arthur Pagung (Praça Rica), CMEA Luiza de Souza Barros (Todos os Santos), CMEA Agostinho Batista Veloso (Comunidade Veloso) e EMEF Professora Esther da Costa Santos (Vila Pavão).

A prática esportiva vai além das quadras, trazendo inúmeros benefícios para a vida acadêmica e social dos alunos. O esporte é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento, pois fortalece valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito, características que se refletem diretamente no desempenho escolar. Além disso, os jogos incentivam a convivência social, promovendo integração e respeito à diversidade entre os participantes", destacou a Secretária Municipal de Educação, Kédima Boone Rodrigues.

Na área da saúde, os benefícios do esporte são amplos e significativos. A prática regular de atividades físicas contribui para o fortalecimento do sistema cardiovascular, melhora da coordenação motora, controle de peso e desenvolvimento de habilidades psicossociais. Para crianças e adolescentes, esses fatores são essenciais para um crescimento saudável e equilibrado.

O prefeito Uelikson Boone (Bolinha) parabenizou os coordenadores das competições, os professores de Educação Física Clodoaldo Reis, Thaylan Negris, Gustavo Carrasco, Hudson de Oliveira e a professora Elisangela Silva, pela organização e dedicação. Segundo o prefeito, o evento tem como objetivo promover a continuidade do processo pedagógico vivenciado nas escolas, proporcionando a participação do maior número possível de alunos. “Buscamos, no esporte educacional, um instrumento imprescindível à formação da personalidade, congregando alunos e professores, além de posicionar a escola como um centro cultural, esportivo e formativo da comunidade”, ressaltou Bolinha. Ele destacou ainda que a Secretaria de Educação investiu em novos uniformes para os times, coletes para treinos, além de troféus e medalhas para os vencedores.

A grande final dos Jogos Escolares será realizada nos dias 28 e 29 de outubro, na quadra da Escola Estadual Ana Portela de Sá (uma vez que o ginásio está em reforma), onde serão coroados os campeões das categorias sub-11, sub-13 e sub-15, tanto no masculino quanto no feminino.

A expectativa é que o evento, além de promover uma competição saudável entre as escolas, fortaleça o espírito de união e cooperação entre os alunos.

Participe e torça pelos nossos atletas! Vila Pavão se orgulha de incentivar o esporte e a educação como pilares para o futuro.

Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;