Vila Pavão pode se tornar capital da cultura popular

Segundo a deputada estadual, Iriny Lopes, autora do projeto, homenagem deve-se à riqueza de manifestações culturais da cidade, que conta com vários grupos folclóricos

09 de outubro de 2024 às 14h08.

As rainhas pomerana, italiana e afro-brasileira

O município de Vila Pavão, no noroeste do Espírito Santo, pode ganhar o título simbólico de Capital Estadual da Cultura Popular. Para a deputada Iriny Lopes (PT), autora do Projeto de Lei 502/2024, a honraria é merecida, devido às festas envolvendo grupos folclóricos, pomeranos, italianos, de danças folclóricas, de danças da melhor idade, de Folia de Reis, de percussão Zacimba Gaba e Senzala de Capoeira.

Na justificativa do projeto, Iriny destaca que Vila Pavão é palco da Pomitrafo, festival cultural de integração étnico-cultural e de danças folclóricas realizado para celebrar a cultura dos pomeranos, italianos e afrobrasileiros.

Vila Pavão é palco da Pomitrafo, festival cultural de integração étnico-cultural, destaca Iriny / Foto: Lucas S. Costa

A deputada lembra que, nos anos 80, a Pomitrafo concorreu a um prêmio na Suíça por promover a paz e a integração entre os povos. “Dessa vez, graças ao envolvimento de toda a comunidade, Vila Pavão se tornou novamente manchete de grandes veículos de comunicação, mas por sua cultura e beleza natural – por ter abraçado sua identidade e mostrado a sua resiliência”, diz.

Atualmente, o município possui 14 grupos folclóricos, uma banda que canta músicas em pomerano, um ponto de cultura, um ponto de memória e duas bandas de metais.

Grupo Folclórico Pomerano Fauhan;
Museu Pomerano Franz Ramlow;
Museu da Família Trevizani;
Casa de Dona Rita.

O projeto será analisado pelas comissões de Justiça, de Turismo e de Finanças antes de ser votado em Plenário.

Acompanhe o andamento da proposta

Fonte: ALES