Vila Pavão: 34 anos de emancipação, cultura, história e desenvolvimento em pujante crescimento

Vila Pavão reconhece suas conquistas, mas também olha para o futuro com otimismo e esperança, preservando sua cultura e identidade únicas

30 de junho de 2024 às 18h07.

Em 1º de julho de 1990, Vila Pavão se emancipava de Nova Venécia, conquistando sua autonomia política e administrativa. Um dia marcante que completa 34 anos em 2024, e que deve ser celebrado por toda a comunidade.

Uma rica história e cultura:

As raízes de Vila Pavão se entrelaçam com a história de caboclos que buscavam refúgio da seca e madeireiros atraídos pela madeira nobre da Mata Atlântica. Nas décadas de 1940, três grupos moldariam a identidade da cidade: famílias afrodescendentes, pomeranos e italianos. Essa miscigenação cultural deu origem a um povo acolhedor, com tradições vibrantes e um forte senso de comunidade.

Pomitafro: a festa que celebra a diversidade:

A Pomitafro, um dos eventos mais emblemáticos de Vila Pavão, é a prova viva da riqueza cultural do município. Realizada anualmente, a festa exalta a integração étnica entre os povos que construíram a cidade, com apresentações folclóricas, gastronomia típica e muita música.

Desenvolvimento em ritmo acelerado:

Apesar de sua juventude como município emancipado, Vila Pavão ostenta um desenvolvimento pungente.  A agricultura familiar, com destaque para a cafeicultura, é um dos pilares da economia local. A pecuária também se destaca, em franca expansão. E as jazidas de granito, abundantes na região, impulsionam o setor minerário.

Um futuro promissor:

Os investimentos em educação e saúde são crescentes em Vila Pavão, garantindo uma melhor qualidade de vida para a população. O turismo também se apresenta como um setor promissor, impulsionado pelas belezas naturais da região, como as formações rochosas e a culinária típica.

34 anos de conquistas
Ao celebrar 34 anos de emancipação, Vila Pavão reconhece suas conquistas, mas também olha para o futuro com otimismo e esperança. A cidade tem tudo para se tornar uma referência regional, preservando sua cultura e identidade únicas, enquanto oferece oportunidades para todos os seus habitantes.

Parabéns, Vila Pavão! Que este novo ciclo seja marcado por ainda mais progresso, prosperidade e felicidade para o seu povo!

Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;