4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: Vila Pavão contribui com propostas para o futuro do SUS

27 de junho de 2024 às 09h46.

Em uma manhã produtiva, o Conselho Municipal de Saúde de Vila Pavão realizou a etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), um evento crucial para o futuro do SUS. O encontro aconteceu no auditório Anton Fleischmann, na Praça do Colono, na manhã de ontem, dia 26 de junho de 2024, das 7h30 às 11h45.

A Etapa Municipal de Vila Pavão da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde teve como tema central: 'Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que Faz o SUS Acontecer. Os três eixos temáticos que nortearam as discussões foram:

I. Democracia, Controle Social e o Desafio da Equidade na Gestão Participativa do Trabalho e da Educação em Saúde;

II. Trabalho Digno, Decente, Seguro, Humanizado, Equânime e Democrático no SUS: Uma Agenda Estratégica para o Futuro do Brasil;

III. Educação para o Desenvolvimento do Trabalho na Produção da Saúde e do Cuidado das Pessoas que Fazem o SUS Acontecer: A Saúde da Democracia para a Democracia da Saúde.

A CNGTES mobiliza todo o país com o objetivo de fortalecer a educação permanente das equipes de saúde visando à otimização do trabalho e do cuidado, além de revisar os processos de formação dos profissionais da área.

Vila Pavão poderá contribuir com até quatro propostas e diretrizes que serão consideradas nas políticas de saúde em âmbito estadual e nacional, e constarão no Relatório Final da Etapa Municipal.

A programação contou com a palestra da farmacêutica Anne Gomes Silva, graduada em análises clínicas, que abordou o Eixo I: Democracia, Controle Social e o Desafio da Equidade na Gestão Participativa do Trabalho e da Educação em Saúde. Em seguida, a referência em saúde pública Maria da Penha Montovanelli Boldrin, graduada em Educação Física, conduziu o debate sobre o tema central da conferência: Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que Faz o SUS Acontecer.

O Conselho Municipal de Saúde será responsável pela elaboração do Relatório Final da Etapa Municipal, que deve ser enviado à Comissão Organizadora da Etapa Estadual até o dia 30 de junho de 2024.

As abordagens do tema central e dos eixos temáticos foram exploradas por meio de uma mesa redonda, seguida de debates em grupos de trabalho previamente formados. Ao final da conferência, quatro delegados foram eleitos para representar Vila Pavão nas etapas estadual e federal, em datas a serem definidas.

Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;