Assistente social do município é homenageada na Assembleia Legislativa do ES

A homenageada foi a assistente social, Andreia da Silva Mariano

21 de junho de 2024 às 07h56.

A Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES) promoveu, na quarta-feira (19), uma sessão solene em homenagem aos assistentes sociais. Trinta profissionais que atuam na área da assistência social no Espírito Santo foram agraciados com a Comenda do Mérito Legislativo Assistente Social Rosemberg Soares. A honraria reconhece a importância do papel que exercem na implementação de políticas públicas do setor.

Entre os homenageados estava a assistente social, Andreia da Silva Mariano. O secretário municipal de Assistência Social, Ademir Teixeira, e Andreia Mariano representaram o município de Vila Pavão na solenidade.

A solenidade foi aberta com a apresentação de adolescentes autistas atendidos pela Associação Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes). Elloah dos Santos cantou um tema gospel, e Rafael Nobre de Oliveira interpretou as canções "Living on a Prayer" e "It’s My Life" de Bon Jovi.

Vidas Transformadas

A proponente da solenidade, deputada Raquel Lessa (PP), destacou a relevância das atividades desempenhadas pelos assistentes sociais, citando que os profissionais transformam as vidas de pessoas desamparadas, criando laços sociais.

“São mulheres e homens que enfrentam desafios complexos para garantir aos mais vulneráveis acesso aos direitos básicos, seja nas escolas, nas ruas, nos hospitais e nas instituições filantrópicas”, afirmou a parlamentar, que preside na Casa a comissão temática do setor.

Raquel observou que, sem o apoio dos assistentes sociais, o estado e os municípios capixabas não conseguiriam construir políticas sociais efetivas, que apresentam resultados.

A secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo, afirmou que o trabalho na área vai além da assistência social propriamente dita, já que os profissionais podem atuar de forma intersetorial, ajudando os gestores em políticas transversais, envolvendo setores como habitação, gestão, urbanismo, educação e saúde.

Ela ressaltou que a assistência social é tratada com prioridade pelo governo do Estado, sendo, inclusive, a única unidade da Federação que transfere “fundo a fundo” para os municípios capixabas os recursos da área. Esse tipo de transferência caracteriza-se pelo deslocamento de verbas diretamente de fundo estadual para fundos instituídos pelas municipalidades na área da assistência.

Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;