Inscrições abertas para o concurso das Rainhas da 25ª Pomitafro

19 de junho de 2024 às 08h18.

Prepare-se para celebrar a beleza e a cultura na 25ª Pomitafro! As inscrições para o concurso das rainhas estão abertas. As candidatas poderão se inscrever até o dia 27 de julho de 2024 (domingo). As fichas de inscrição estão disponíveis no salão da Agatha (das 13h às 17h), na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na Câmara Municipal, com membros da comissão organizadora do desfile ou através do link disponibilizado no QR Code.

Estão aptas a inscrever-se no concurso candidatas que preencherem os seguintes requisitos: ser brasileira nata ou naturalizada; residir no município de Vila Pavão/ES; ter idade mínima de 16 anos e máxima de 28 anos completos até o dia do desfile e ter conhecimento geral da cultura de sua etnia e de Vila Pavão.

A eleição das Rainhas da 25ª Pomitafro será realizada através de um desfile no dia 30 de agosto de 2024, às 20 horas, no palco oficial do evento a ser montado no Parque de Festas da cidade.

O concurso tem por objetivos divulgar e promover a Pomitafro, além de valorizar a beleza da mulher pavoense, preservando as tradições pomeranas, italianas e afro-brasileiras da nossa cidade, bem como os trajes típicos, os costumes, a música, a dança e a língua, proporcionando lazer e congraçamento à população de Vila Pavão e a todos os turistas e visitantes.

Os critérios que regem o desfile e o mandato das rainhas estão disponíveis para todos juntamente com a inscrição.

De acordo com o regulamento, as candidatas desfilarão em traje típico e serão avaliadas nos quesitos charme, elegância e postura; criatividade na passarela; produção artística (vestimenta, penteado e maquiagem); simpatia; e apresentação de um objeto típico que caracteriza a cultura da etnia representada pela candidata, por um corpo de seis jurados residentes de outros municípios, escolhidos pela Comissão Geral Organizadora da 25ª Pomitafro.

Ensaios e reuniões

O coordenador da Comissão Organizadora do desfile das Rainhas, Paulo Ricardo Tressmann, destacou que, após o término do período de inscrições, a comissão definirá dia, horário e local para realização de reunião com as candidatas inscritas. O ensaio está previsto para ocorrer no dia 18 de agosto.

Todas as candidatas participantes do desfile receberão certificado de participação. O mandato das rainhas iniciará na solenidade de coroação e terminará na data do próximo concurso.

A 25ª Pomitafro acontecerá no período de 30 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Festas da cidade. A festa, considerada o maior evento étnico-cultural da região, celebra a integração das três etnias predominantes no município.

Atendimento à imprensa
Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);