Grupo Senzala encanta Feira dos Municípios 2024 com apresentação de capoeira

12 de junho de 2024 às 08h02.

O Grupo Senzala representou a cultura afro-brasileira do município de Vila Pavão com uma empolgante apresentação de capoeira na edição 2024 da Feira dos Municípios, realizada no último sábado, dia 8 de junho, no Pavilhão de Carapina, na Serra. A apresentação, que ocorreu em frente ao stand de Vila Pavão, conquistou o público. “Foi um momento de muita descontração, com bastante música, embalada pelo som do berimbau, do atabaque, do pandeiro e do agogô”, declarou o coordenador Bruno Oficineiro.

Os visitantes, envolvidos e encantados, acompanharam atenciosamente a apresentação e também participaram da roda, experimentando os instrumentos e integrando-se à roda de capoeira. O grupo apresentou a tradicional dança maculelê, realizada com madeiras onde os participantes encenam um duelo entre capoeiristas. Em seguida, realizaram a tradicional roda de capoeira, repleta de canções e muita energia, proporcionando um momento importante para a cultura negra do município, que teve a oportunidade de exibir suas tradições, cultura e arte.

O Grupo Senzala iniciou suas atividades em Vila Pavão em 2018. “Nesse ano, fui trabalhar no CEIER e lá descobri que havia espaço para desenvolver um trabalho de capoeira. Logo após, iniciamos a oficina de capoeira na escola, e comecei a dar aula na sede do município”, lembrou Bruno.

Atualmente, o grupo realiza dois encontros semanais na Praça do Colono, às 18h30: às terças-feiras acontece o encontro das crianças e às sextas, o encontro dos adolescentes e adultos. O grupo mantém ainda o projeto de capoeira no CEIER, que hoje é uma eletiva denominada "Na minha escola tem um pé de capoeira". Atualmente, o grupo possui aproximadamente 60 integrantes, entre crianças, adolescentes e adultos.

O Grupo demonstra que a capoeira é mais do que um esporte: é uma expressão cultural vibrante que une, fortalece e transforma vidas. Com sua energia contagiante e compromisso com a tradição, o Grupo Senzala é um tesouro cultural de Vila Pavão e uma inspiração para as futuras gerações.

Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;