Consciência ambiental em ação: alunos da EMUEF Pedro Labarewski visitam "Pedreira" desativada e criam maquete restauradora

05 de junho de 2024 às 14h31.

Em consonância com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, 5 de junho, os alunos da Escola Municipal Pedro Labarewski embarcaram em uma jornada de aprendizado e ação ambiental com uma visita educativa a uma "pedreira" desativada na região.

Durante a visita, os alunos puderam observar os efeitos da exploração mineral sem medidas mitigadoras. A erosão do solo, a destruição da flora nativa e a contaminação dos lençóis freáticos se mostraram como marcas indeléveis. As imagens despertaram nos estudantes uma reflexão sobre a necessidade urgente de proteger o meio ambiente.

Ao retornarem à escola, os alunos transformaram a experiência em ação concreta. Guiados pela professora Fátima Costa, construíram uma maquete detalhada da área degradada. Utilizando materiais reciclados e muita criatividade, propuseram soluções inovadoras para a recuperação ambiental.

A experiência na EMUEF Pedro Labarewski demonstra que a educação ambiental é fundamental para construir um futuro sustentável. Através da visita educativa, os alunos não apenas adquiriram conhecimento, mas também desenvolveram senso crítico, criatividade e compromisso com a preservação ambiental.

A iniciativa serviu como um lembrete de que cada um de nós pode fazer a diferença na luta por um planeta mais verde e saudável. Que o exemplo desses jovens seja seguido por todos, para que juntos possamos construir um futuro promissor para as próximas gerações.

Atendimento à imprensa
Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);