Um salto na Educação: Iniciadas as obras do novo CMEA Artur Pagung, em Praça Rica

13 de maio de 2024 às 13h13.

O distrito de Praça Rica

O município de Vila Pavão está passando por uma fase de transformação significativa em sua infraestrutura. Em uma parceria entre o governo do Espírito Santo e a Prefeitura Municipal, estão sendo realizadas obras de grande importância, com um volume de recursos jamais visto na história local.

A área da Educação, em especial, está recebendo investimentos substanciais, totalizando quase 14 milhões de reais em diversas iniciativas. Destacam-se a construção da nova Escola Esther da Costa Santos, com um investimento de R$10.938.134,52, o maior da história do município; a edificação do novo Centro Municipal de Educação Agroecológica (CMEA) Artur Pagung, no distrito de Praça Rica, com um montante de R$2.602.665,85; e a ampliação do Centro Municipal de Educação Agroecológica Luiza Souza Barros, no distrito de Todos os Santos, com um valor de R$426.759,74. Além disso, foi entregue à comunidade, na última quinta-feira (7), a nova escola municipal de Córrego Tamanduá, que demandou um investimento de R$414.720,14.

O CMEA Artur Pagung, localizado no distrito de Praça Rica, Vila Pavão, atende neste ano de 2024 um total de 117 estudantes, que vão desde a Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental II. A escola atende estudantes da comunidade local e das localidades de Conceição do XV, Assentamento Três Corações, Córrego da Peneira, Córrego da Jacutinga, Cabeceira de Praça Rica e outras.

A pedagoga Nilvana Mello Nobre Duarte destaca que os funcionários e a comunidade estão imensamente felizes, pois havia um pedido para a reforma e agora foram presenteados com a construção de uma nova escola funcional e adequada às modernas necessidades educacionais. "É um sonho antigo que está se tornando realidade", diz.

As obras de construção do novo CMEA Artur Pagung encontram-se em fase inicial, com a Prefeitura realizando a terraplanagem visando à implantação do projeto.

O novo CMEA Artur Pagung

Com recursos provenientes do programa FUNPAES, no valor de R$2.602.665,85, o empreendimento contará com 04 salas de aula, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala dos professores, sala de direção, sala de coordenação, secretaria, arquivo, banheiros para funcionários, banheiros masculinos e femininos, banheiros para pessoas com deficiência (PNE) masculinos e femininos, depósito de papel, depósito de limpeza, sala de informática, biblioteca, fraldário, cozinha, despensa, refeitório e playground, totalizando uma área construída de 790,88m².

A obra está a cargo da Construtora SS Construtora e Serviços Ltda., com previsão de conclusão até março do próximo ano.

Atendimento à imprensa
Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);