Um investimento na Educação e no futuro: comunidade Figueira recebe nova escola:

Com instalações modernas e funcionais, a recém-inaugurada Escola Municipal Córrego do Tamanduá, destinada ao Ensino Fundamental, consiste em duas espaçosas salas de aula, cozinha, refeitório, despensa e dois banheiros, proporcionando atendimento a 28 crianças da comunidade.

10 de maio de 2024 às 09h58.

A Prefeitura Municipal, inaugurou com grande alegria uma nova escola no interior. Desta vez, a comunidade agraciada foi a do Córrego Tamanduá/Figueira, situada a cerca de 8 quilômetros de distância da sede do município.

As conversas visando aprimorar a educação na comunidade remontam a 2021, quando o prefeito Bolinha, ao assumir o cargo, iniciou diálogos com a comunidade local e o conselho escolar. Inicialmente, a comunidade almejava a reforma da escola, porém, após uma análise técnica, foi concluído que a construção de uma nova instituição era mais viável.

A construção, orçada em R$ 414.720,14, foi realizada integralmente com recursos municipais.

Durante a cerimônia de inauguração, era evidente a satisfação da população ao receber esse importante e moderno instrumento, capaz de impulsionar a transformação social e aprimorar a qualidade da educação, promovendo a interação comunitária, democratizando o acesso e ampliando as oportunidades de desenvolvimento.

A professora Eleana Zani destacou que oferecer educação no ambiente local fomenta a integração entre alunos, professores e pais, contribuindo para o desenvolvimento educacional e a resolução de questões locais. Ela recordou o início das discussões sobre a melhoria das instalações escolares: "O prefeito afirmou que não reformaria a escola, mas construiria uma nova. E cumpriu sua palavra."

Gielia Marre Marcarim Dias, uma moradora que falou em nome da comunidade, expressou a gratidão de todos, descrevendo a escola como um sonho realizado, e relembrou as péssimas condições em que os alunos eram submetidos na antiga instituição, enaltecendo a colaboração entre comunidade, igreja e escola.

Em seu discurso, a secretária municipal de Educação, Kedima Boone, ressaltou a união e o comprometimento da comunidade com a educação de seus filhos, enfatizando a importância do acompanhamento familiar na vida escolar das crianças. Ela considerou a entrega da escola uma realização não apenas para a administração municipal, mas para todos os profissionais da educação.

O prefeito do município enfatizou a importância de unir esforços com a Câmara de Vereadores e outras lideranças políticas na busca por recursos. Ele prometeu continuar coordenando esse trabalho em prol do bem-estar da população.

"Uma estratégia fundamental do nosso governo é governar para todos, o que implica em trazer melhorias tanto para a cidade quanto para as áreas rurais, permitindo que as famílias das comunidades desfrutem de uma vida digna em seus locais de origem", destacou.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do vice-prefeito, Tuíla, vereadores, secretários municipais, diretores escolares, professores, equipe técnica e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, líderes comunitários e moradores locais.

Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;