Agosto Lilás: Município busca parceria com Agentes Comunitários de Saúde para combater a violência contra a mulher

22 de agosto de 2023 às 15h48.

Na manhã desta terça-feira, 22 de agosto, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em colaboração com a Secretaria de Saúde, promoveu uma capacitação direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde do município. O enfoque da capacitação foi o enfrentamento da violência contra a mulher, um tópico central na campanha do Agosto Lilás.

Sob a condução da equipe do CREAS, a rodada de discussões teve como propósito principal estabelecer uma parceria efetiva com os Agentes Comunitários de Saúde, visando orientá-los sobre como identificar situações de violência doméstica entre as famílias que estão sob os seus cuidados no município. Os principais pontos abordados incluíram:

- Reconhecimento dos diversos tipos de violência;

- Métodos para identificação dessas formas de violência;

- Estratégias adequadas para abordagem das vítimas;

- Procedimentos de encaminhamento e destinos apropriados para tais casos;

- Sensibilização acerca da importância de tratar o assunto de maneira não discriminatória.

Essa iniciativa busca fortalecer a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde como agentes de mudança em relação à violência contra a mulher, proporcionando-lhes ferramentas e conhecimentos essenciais para a identificação precoce e a abordagem adequada dessas situações sensíveis.

A colaboração entre o CREAS e a Secretaria de Saúde reforça o compromisso do município em promover um ambiente seguro e protegido para as mulheres, e destaca o papel fundamental que os profissionais de saúde desempenham nesse processo.

Cléber Sabino - assessor de comunicação (DRT-ES 0141);
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br;