Município decreta Estado de Calamidade em decorrência das fortes chuvas que causaram destruição e alagamentos

26 de novembro de 2022 às 06h16.

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857.

Em decorrência dos problemas causados pelas chuvas intensas que caíram sobre Vila Pavão na noite de quinta-feira (24) e madrugada desta sexta-feira (25), O prefeito Uelikson Boone (Bolinha), decretou  Estado de Calamidade Pública, no município.

No decreto estão enumerados diversos motivos que levaram a prefeitura a decretar o Estado de Calamidade Pública, entre eles, podemos destacar, as fortes chuvas que atingiram o município e colocaram em risco inúmeras habitações, expondo a risco pessoas, além de danos materiais, ambientais e prejuizos economicos, e o crescente número de familias desabrigadas e desalojadas.

O documento argumenta que compete ao municipio a preservação do bem­ estar da população e das atividades socioeconomicas das regioes atingidas por eventos adversos, bem como, a adoção imediata das medidas que se fazerem necessarias para, em regime de cooperação, combater tais situações.

O decreto menciona também que o temporal causou a danificação e destruição de diversos bueiros e pontes, deixando comunidades em situacao de isolamento e famílias desabrigadas e desalojadas,  fatores que contribuiram para a privação parcial ou total do atendimento das necessidades basicas das comunidades.

O decreto destaca ainda que para minimizar os efeitos do desastre,  o municfpio disponibilizou todo o aparato à  assistência e socorro aos afetados sob a organizaçãobda coordenação de Defesa Civil do município.

O decreto permite a municipalidade realizar despesas extraordinárias que poderão não estar previstas em orçamento, eis que as áreas mais atingidas são habitadas em sua maioria pelos menos favorecidos economicamente.

Clique AQUI e acesse o decreto na íntegra.